terça-feira, 3 de maio de 2011

Intercâmbio - Alunos do Bairro Novo recebem estudantes franceses


principal
Grupo de estudantes franceses da região da Bretanha, participam de programa da Rádio Prefeitura. Ccuritiba, 03/05/2011 Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Em visita a Curitiba, os estudantes franceses Jonathan Pennek, Geofrey Pennek e Tiphayne Block conheceram a Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho e participaram do programa Jovens Atualidades, apresentado por alunos da rede municipal na Rádio Prefeitura.
A ideia do encontro partiu da professora Deusdeth Viudes Lima Cresto, do CAIC Bairro Novo, que conheceu o grupo quando esteve na França.
 
Jonathan, Geofrey e Tiphayne estudam no ensino fundamental e médio na França e moram na Bretanha, no oeste da França, com uma larga costa de litoral.
Os estudantes conheceram as instalações da escola Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, o sistema de ensino municipal e conversaram com professores da unidade. Os ex-alunos da escola Felipe Pupo e Patrícia Sobczynski Gonçalves, que freqüentam o curso de Línguas da Universidade Federal do Paraná, foram os intérpretes.
 
No recreio, os visitantes conversaram com os estudantes da escola, que não continham a curiosidade de conhecer a língua francesa. Eles trocaram experiências sobre como é ser adolescente no Brasil e na França.
“Eles compararam as realidades das escolas, os regulamentos e o comportamento dos jovens nos dois países”, disse a pedagoga do Ensino Fundamental do Núcleo Regional da Educação Bairro Novo Elizângela Denise Lezkiewicz.
 
“Foi uma oportunidade para que nossos estudantes conhecessem a experiência e o modo de vida de outros jovens. O encontro irá colaborar para a construção de uma visão de mundo mais ampla”, disse o chefe do Núcleo Regional da Educação Bairro Novo, Edson Pinheiro Di Credo, chefe do NRE-BN.
 
Rádio Escola - os repórteres mirins da Rádio Prefeitura aproveitaram a visita e convidaram os estudantes para uma entrevista. O programa foi ao ar nesta terça-feira (3). Os franceses falaram sobre educação, gastronomia e esportes na França.
"Temos amigos em Curitiba, por isso viemos", comentou Geofrey. "Achamos a cidade moderna, com ótimos parques, boa comida e conhecemos muita gente legal e esperamos vocês na França".

Nenhum comentário:

Postar um comentário