segunda-feira, 29 de março de 2010

Hélio Costa deixa governo depois de encaminhar transformação do Correios em S.A.

da Agência Brasil
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, confirmou hoje que deixará o governo com a medida provisória para transformar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em uma "sociedade anônima de capital fechado" encaminhada. De acordo com o ministro, a medida já passou pela área jurídica da Casa Civil.

Sem dar detalhes sobre a medida, o ministro informou que tratará do assunto em conversas com integrantes e aliados do governo. Ele disse que amanhã mesmo tratará do assunto com lideranças partidárias.

"Trata-se de uma medida muito importante, que servirá para modernizar os Correios, com o objetivo de fazer frente à competição internacional", disse o ministro. Ele afirmou que o Congresso "já está preparado" para receber a medida que deverá ser editada em breve.

No entanto, o ministro evitou falar sobre o Plano Nacional de Banda Larga, que não entrou na segunda versão do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), nem da possibilidade dos Correios abrigarem a proposta do governo de democratizar o acesso à internet rápida no Brasil.

"Para falar sobre o Plano Nacional de Banda Larga, eu pediria que vocês [jornalistas] se dirigissem às áreas de apoio do governo, como a Casa Civil ou o Ministério do Planejamento. Ainda há uma série de opções e decisões que o governo terá que tomar. O que o Ministério das Comunicações tinha de contribuir com o plano está no relatório de 250 páginas entregue. Tudo está lá", disse o ministro, que comunicou ao presidente Lula sua saída da pasta para disputar o governo de Minas Gerais.

Ao se reunir com Lula, Hélio Costa chegou a sugerir o nome do seu substituto, que ainda aguarda a aprovação do presidente. Ele não quis dizer o nome do indicado, mas afirmou que se trata de uma pessoa conhecida, que acompanhou de perto toda as atividades no setor durante o tempo em que foi ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário