segunda-feira, 29 de março de 2010

No Twitter, Mercadante se diz sensibilizado com gesto solidário de Suplicy

da Folha Online
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) agradeceu no Twiter ao colega Eduardo Suplicy (PT-SP), que retirou hoje sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. Mercadante usou a mesma mensagem para agradecer o prefeito de Osasco, Emidio Souza (PT) --que também desistiu da pré-candidatura.

"Os apoios que tenho recebido, no gesto companheiro do prefeito Emídio e solidário do meu amigo Suplicy, me sensibilizaram muito", escreveu ele no Twitter.

O PT-SP enalteceu a decisão de Suplicy. "Ele retirou candidatura. Foi um gesto nobre. Ele reconheceu que era preciso ter unidade partidária", disse o presidente do PT-SP, Edinho Silva.

Segundo Edinho, o PT lançará a candidatura de Mercadante no final de abril. "O partido resolveu repetir a candidatura de Mercadante porque isso ajuda a acumular no processo eleitoral", afirmou.

Entre os argumentos usados por Edinho para defender a escolha de Mercadante está o fato do senador ter sido um dos mais votados da história de São Paulo.

Pesquisa Datafolha divulgada hoje mostrou que Suplicy superava Mercadante nas intenções de voto. Ambos, entretanto, estão atrás do tucano Geraldo Alckmin. Contra Alckmin, Suplicy aparece com 19% das intenções de voto; Mercadante tem 13% na mesma disputa.

Suplicy admitiu à Folha Online que foi pressionado pela direção do PT a desistir da pré-candidatura. "A direção, por consenso, prefere que eu não seja o candidato. Ser candidato com todos os membros da direção recomendando que eu abrisse mão, não teria sentido", disse.

O petista se reuniu hoje, em São Paulo, com 20 membros do diretório estadual. Segundo ele, o apelo pela unidade partidária foi unânime.

Suplicy disse que o partido alegou urgência na decisão para convencê-lo a desistir sem necessidade de prévias no Estado.

Alianças

Semana passada, cinco partidos --PDT, PRB, PC do B, PSL e PR-- fecharam apoio à pré-candidatura de Mercadante.

As legendas, que fazem oposição ao governo José Serra (PSDB), também decidiram apoiar as pré-candidaturas ao Senado da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy e do vereador Netinho de Paula (PC do B). O candidato a vice na chapa deve ser indicado pelo PDT.

O PT ainda tenta o apoio do PSB, mas o mais provável é que o candidato do partido seja Paulo Skaf (PSB), presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário