segunda-feira, 29 de março de 2010

PMDB catarinense define candidato ao governo



Ex-governador Eduardo Pinho Moreira bateu o prefeito de Florianópolis, Dário Berger

no R7

O PMDB catarinense lançou, no final da tarde do último sábado (27), a pré-candidatura do ex-governador Eduardo Pinho Moreira ao governo do Estado. Com uma diferença de 99 votos, Moreira, que é presidente estadual da sigla, venceu o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, em uma disputa acirrada. A militância do partido optou por "cantar" os votos um a um. Pelo menos 96% dos militantes compareceram às urnas.

A votação aconteceu entre 9h e 17h no auditório do Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa do Estado, no centro de Florianópolis. Os militantes lotaram o local formando verdadeiras torcidas organizadas, demonstrando a possibilidade de um "racha" nas eleições de outubro, embora os candidatos tentassem transparecer união, afeto mútuo e a intenção de unificar o partido em prol da campanha de quem vencesse a prévia.

O partido pretende dar continuidade ao modelo de gestão do ex-governador peemedebista Luiz Henrique da Silveira, que renunciou ao cargo na última quinta-feira para se lançar candidato ao Senado nas eleições de outubro. LHS, como é conhecido em Santa Catarina, ficou sete anos à frente do Centro Administrativo Estadual.

O ex-governador e pré-candidato ao Senado afirmou ter 81% de aprovação da sua gestão no Estado, tendo como fonte uma pesquisa recentemente encomendada para consumo interno:

- As condições estão postas para continuarmos governando Santa Catarina. No futuro próximo iremos ganhar as eleições.

Já o indicado do PMDB ao governo do Estado, Eduardo Moreira, tem grande número de simpatizantes no Sul do Estado, onde concentra a base eleitoral. Os peemedebistas enfatizaram que após o término do processo intrapartidário, encerrado hoje com a convenção, os meses seguintes serão de intensa campanha para alcançar o terceiro mandato consecutivo do partido no governo estadual.

O ex-tucano Dário Berger foi eleito prefeito de Florianópolis em 2008, após 23 anos da última gestão municipal da sigla, com a posse de Edison Andrino em 1986. Por conta disso, comenta-se nos bastidores que a militância peemedebista quis a vitória de Moreira para que o partido não entregasse a prefeitura ao PR do vice-prefeito João Batista Nunes. Berger passou os últimos meses anunciando Eduardo como candidato dele, mas no último mês se lançou pré-candidato às prévias.

Demonstrando tranquilidade, Moreira disse que o PMDB catarinense "não tem dono". "O nosso partido é comandado pela militância. Dário e eu nos respeitamos e caminhamos juntos. Minha marca está na dedicação e na lealdade", declarou o indicado do PMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário