quinta-feira, 29 de abril de 2010

Curitiba - Seis mil crianças aproveitam novas escolas, creches e quadras esportivas



Um mês depois de inaugurados, dez novos equipamentos da rede municipal de ensino estão mudando a rotina dos moradores e dos bairros onde estão localizados. Duas escolas, uma creche e sete novas quadras poliesportivas cobertas, entregues para a população em março, durante a programação de aniversário dos 317 anos de Curitiba, beneficiam diretamente mais de seis mil estudantes, além de centenas de pessoas das comunidades que também se utilizam dos espaços.

Os novos equipamentos expandiram a oferta de vagas e garantiram mais qualidade ao ensino municipal, ao mesmo tempo em que contribuíram para o desenvolvimento das comunidades locais. "São espaços públicos para formar cidadãos a partir da educação formal, mas também são pontos de encontro de crescimento e aperfeiçoamento das famílias que vivem ao seu redor", diz o prefeito Luciano Ducci.

Duas novas escolas e uma creche foram inauguradas na região sul da cidade, abrindo mais 2.170 vagas nos bairros onde houve maior crescimento populacional, nos últimos anos. Junto com a construção das unidades, os bairros ganharam melhorias nas vias de acesso, presença da guarda municipal e espaços para a convivência social. A Prefeitura prioriza a construção de calçadas e pavimentação de ruas que ficam próximas as escolas.

A Escola Municipal João Amazonas, no loteamento Rio Bonito, no Campo de Santana, é um exemplo de como a construção de uma escola pode transformar para melhor uma região. Com capacidade para 1.220 estudantes do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental, a nova escola foi entregue para a população já com biblioteca e quadra coberta. Os dois espaços servem aos estudantes, suas famílias e moradores do Rio Bonito.

Nas quartas-feiras, a quadra coberta que não é usada pelas crianças é emprestada a um grupo de terceira idade que participa de atividades físicas e de saúde promovidas pela Unidade de Saúde Rio Bonito. "Aproximar as comunidades e levar as pessoas para a participação nas escolas é uma das ações que a Prefeitura vem difundindo desde 2005", diz a secretaria municipal da Educação, Eleonora Fruet.

Com área de 2.334,64 metros quadrados, a escola João Amazonas conta ainda com 18 salas de aula, duas para a educação infantil e 16 para o ensino fundamental, laboratório de informática, sala de professores, sala de apoio pedagógico e pátio coberto. As ruas da frente e da lateral da escola ganharam pavimentação e meio fio para garantir o conforto e a segurança dos estudantes.

Tranqüila por saber que os filhos de dez e onze anos não precisam mais pegar ônibus para estudar, a diarista Soeli de Castro Silva comemora a construção da Escola João Amazonas, perto de sua casa. "A escola é muito boa, tem tudo o que minhas crianças precisam para ter uma boa educação. As professoras tratam os estudantes como se fossem filhos", diz Soeli.

Para chegar à antiga escola, os filhos de Soeli e outras crianças da região precisavam percorrer cerca de três quilômetros. "Agora perto de casa e com as ruas foram asfaltadas. Não tem mais poeira e lama. As crianças vão caminhando para as aulas", diz Soeli.

Novas mudanças estão previstas na área. A Prefeitura já anunciou a construção de uma creche no terreno ao lado da escola, atrás da Unidade de Saúde Rio Bonito. Os três equipamentos formarão um complexo de atendimento social. "Tantas melhorias na rua fizeram aumentar o movimento do nosso comércio. Estamos estudando ampliar os serviços e abrir para o almoço", diz o comerciante Fernando Wozniak, dono de uma lanchonete na esquina da escola.

Com o mesmo padrão arquitetônico, privilegiando espaços amplos para aprendizagem e áreas disponíveis para a comunidade a Prefeitura inaugurou a Escola Municipal Professora Nathália de Conto Costa, a primeira construída no Umbará. A escola tem capacidade para atender a 800 estudantes em turmas de pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental.

A escola também mudou a rotina do bairro. A pavimentação da rua Eduardo Pinto da Rocha, em frente à escola, já foi anunciada pela Prefeitura. Em maio será aberta a licitação que definirá a empresa que fará a obra. "A escola era um desejo e uma prioridade para nós do Umbará", disse a . autônoma Danusa Pelanda.

Antes de contar com a escola no bairro, Danusa precisava pagar para que a filha de seis anos estudasse em uma escola particular, única opção que havia perto de casa. "Além de economia para minha família, a escola favorece todo o bairro", disse Danusa, que acompanhou a inauguração da escola, no dia 25 de maio.

Educação infantil - No mês de aniversário, a cidade também ganhou mais vagas na educação infantil. O Centro Municipal de Educação Infantil Vitória Régia, no CIC, abriu 150 vagas para crianças de 0 a 5 anos no Cic. A creche foi construída numa área de 600 metros quadrados, distribuídos em seis salas para atendimento das crianças, refeitório, pátio coberto, cozinhas, áreas administrativas e de serviço.

Para facilitar o acesso das famílias, a rua Ludvina Schuster Paes, em frente a creche recebeu nova pavimentação.

As famílias que participaram da festa de inauguração ficaram sabendo que a menos de três quilômetros do Cmei Vitória Régia, a Prefeitura está construindo outras duas creches, o Cmei Moradias Arroio e o Corbélia. Juntas as creches abrirão mais 300 vagas na educação infantil.

Com a construção de quadras cobertas em sete escolas municipais, 3.910 estudantes foram diretamente beneficiados. Outras centenas de pessoas incluindo as famílias dos estudantes e moradores dos bairros próximos as escolas também foram beneficiados. Nos fins de semana as quadras se abrem para o lazer a prática de esportes da comunidade.

Ganharam novas quadras cobertas as escolas municipais Vinhedos, Vila Zanon, Tanira Regina Schmidt, Santa Agueda, Maria Ienkot Zeglin, João Stival, Ayrton Senna da Silva, Pelo menos outras duas centenas de famílias também foram contempladas a partir da inclusão em março, de duas novas unidades no programa Comunidade Escola, que mantém abertas as escolas nos fins de semana com a oferta gratuita de serviços e atividades esportivas, de cidadania, culturais e de lazer. Passaram a integrar o Comunidade Escola as escolas municipais Lauro Esmanhoto, no Boa Vista e São Miguel, no Cic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário