quinta-feira, 29 de abril de 2010

Em Londres, músicos evangélicos denunciam abusos em operação da Scotland Yard

Fernando Duarte

LONDRES - A três meses do quinto aniversário da morte de Jean Charles de Menezes, a Scotland Yard está sendo acusada de mais uma operação desastrada envolvendo brasileiros: um grupo de músicos evangélicos paranaenses entrou com queixa-crime contra a corporação, alegando ter sofrido maus-tratos durante uma operação na noite do último dia 18. Segundo os brasileiros, além de ameaçado com revólveres e agredido, o grupo teve um de seus integrantes atordoado por uma arma de choques elétricos.

Identificados apenas como Adiel, Thiago, Luiz André e Herigo, e a menor KMM, o grupo entrou com queixa-crime junto à IPCC, órgão que investiga casos de abusos cometidos por forças policiais do Reino Unido, com auxilio da Casa Brasil, ONG que oferece serviços de assistência a imigrantes brasileiros no país. Segundo presidente da ONG, Carlos Mellinger, os cinco paranaenses, que estão em situação legal no país, exibiram a cópia de um boletim de ocorrência feito pela equipe de uma ambulância chamada ao local pela própria polícia.

- O boletim fala em escoriações e em hematomas, e os rapazes contaram que foram tratados com uma truculência que lembra muito mais os desmandos da polícia brasileira. É um absurdo que a Scotland Yard não tenha aprendido nada com o caso Jean Charles - afirmou Mellinger, numa referência à desastrada operação policial em que, em 2005, o eletricista mineiro foi executado num trem do metrô de Londres ao ser confundido com um suspeito de terrorismo. Assinante Lei mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário