sexta-feira, 30 de abril de 2010

Biblioteca Cidadã pretende democratizar o conhecimento em municípios paranaenses

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – O projeto Biblioteca Cidadã já implantou no Paraná 92 espaços de leitura desde 2004. A meta até o fim do ano é construir bibliotecas em pelo menos 300 municípios do estado. “Nossa ideia é oferecer às regiões mais carentes um espaço cultural que promova a democratização do conhecimento, seja pelo acervo de livros ou pela inclusão digital”, ressaltou a diretora-geral da Secretaria de Cultura do Paraná, Sônia Shigueoka.

As bibliotecas são construídas em prédios com aproximadamente 180 metros quadrados, em terrenos doados pela prefeitura de cada cidade. As pessoas que vão atuar nos espaços são treinadas pela Biblioteca Pública do Paraná. “Essa ação conjunta estreita a parceria entre a estrutura pública estadual e municipal. O orçamento para cada biblioteca completa é de R$ 312 mil. O acervo inicial é de 2 mil livros que engloba todos os gêneros literários. “Temos 399 municípios, quero atingir 80% do estado com as Bibliotecas Cidadãs. Temos 176 em construção, que serão inauguradas até setembro”, destacou a diretora.

Curitiba é a cidade do Sul do país com maior número de bibliotecas por 100 mil habitantes: 2,97. “O acesso dos curitibanos à cultura, em todos bairros, é uma das maiores prioridades da prefeitura”. diz o prefeito Luciano Ducci. A Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba recebeu em março, o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM), do Governo Federal. Implantada em 2005, a Rede conta hoje com 171 bibliotecas, com acervo de mais de 700 mil livros.

Outro projeto de leitura da capital paranaense é o programa Curitiba Lê. Dele faz parte o programa Passagens Literárias, minibiblioteca itinerante. Passageiros que aguardam embarque na Rodoviária de Curitiba podem pegar emprestado livros de todos os gêneros. Uma minibiblioteca funciona também no terminal de ônibus do Pinheirinho. A prefeitura tem projetos para implantar nos próximos meses minibibliotecas em mais 20 terminais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário