quinta-feira, 29 de abril de 2010

Marina vai à Colômbia analisar estratégia de 'surpresa verde'

BERNARDO MELLO FRANCO
da Reportagem Local
ITALO NOGUEIRA
da Sucursal do Rio na Folha Online

O PV quer pegar carona no fenômeno Antanas Mockus, o candidato verde que assumiu a ponta da corrida presidencial na Colômbia.

A senadora Marina Silva programou uma excursão ao país vizinho no próximo dia 20. A ideia é conhecer a estratégia que transformou o ex-prefeito de Bogotá em favorito.

"Queremos construir um eixo MM, Mockus-Marina", anima-se o coordenador da candidatura verde, Alfredo Sirkis.

Para ele, o exemplo colombiano comprova o "potencial de crescimento da ecologia política". "Nossos países são diferentes, mas acredito que as mesmas causas produzam os mesmos efeitos", afirma.

Além de trocar experiências, os verdes brasileiros planejam gravar cenas para o programa de TV de Marina. A mensagem principal já está definida: se Mockus vencer lá, a senadora também pode vencer aqui.

Favorito à sucessão do presidente Álvaro Uribe, o ex-prefeito iniciou a campanha como azarão, com 10% das intenções de votos -patamar atual de Marina. Na última pesquisa, do instituto Ipsos, ele alcançou 38%, contra 29% do governista Juan Manuel Santos. A eleição será no dia 30 de maio.

A equipe de Marina quer analisar como a internet auxiliou na arrancada de Mockus. Além da senadora e de assessores, vão à Colômbia os secretários do PV Fabrício Carnevale (Comunicação) e Marco Antônio Moz (Relações Internacionais).

O midiático candidato colombiano tem empolgado jovens no Facebook desde a pré-campanha. Neófito no PV colombiano, ele superou dois rivais nas prévias do partido.

Carnevale diz que o sucesso na rede independe de uma estrutura robusta de campanha. Por isso, ter um investimento menor não impediria Marina de superar José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na rede.

"O PV colombiano tem apenas duas pessoas operando a campanha de Mockus na internet. Mostra que não são só as megaestruturas de campanha na rede que podem fazer um bom trabalho", diz Carnevale, para quem a campanha na web potencializa a "da rua".

Segundo ele, Mockus conta com uma estrutura menor do que a que estará à disposição de Marina, cuja equipe trará ao menos 30 pessoas. A campanha nas mídias sociais ficará a cargo do jornalista Caio Túlio Costa.

"Para alimentar as redes sociais, dar conta da interatividade e explorar ao máximo as possibilidades, é necessário estrutura e know-how", diz o pesquisador Camilo Aggio, da Universidade Federal da Bahia.

Mais de 470 mil internautas já acessaram o perfil de Mockus no Facebook. Ele tem 21 mil seguidores no Twitter. Marina tem 31 mil, mas não possui perfil oficial no Facebook.

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