sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ministro do STF nega habeas corpus a esposa do governador do Mato Grosso do Sul

no última Instância

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, negou habeas corpus a Elizabeth Puccinelli, esposa do governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, que pedia o arquivamento do processo que tramita contra ela no Supremo, por suposta prática de lavagem de dinheiro. O governador também está envolvido na ação penal.

Leia Mais:
STJ concede liminar para governador do Mato Grosso do Sul não ser preso

Os advogados da esposa do governador alegam que faltaria justa causa para o prosseguimento da ação penal, por supostos defeitos na acusação. A defesa argumenta que os réus se defendem dos fatos narrados na denúncia e não do tipo penal indicado.

A ausência da descrição da conduta supostamente praticada impediria o pleno exercício do contraditório e da ampla defesa.

Em sua decisão, o ministro Ricardo Lewandowski afirma que a defesa não demonstrou a presença dos requisitos autorizadores para a concessão de medida cautelar.

O ministro acrescenta que “a cautelar pleiteada tem caráter satisfativo, confundindo-se com o próprio mérito da impetração, o qual será oportunamente examinado pela Turma julgadora”.

Com essa argumentação, Lewandowski negou o pedido de liminar e determinou que sejam solicitadas informações à relatora da ação penal em curso contra Elizabeth Puccinelli no STJ (Superior Tribunal de Justiça). “Em especial quanto ao recebimento da denúncia oferecida em desfavor da ora paciente”.

Além disso, o ministro determinou que o procurador-geral da República também seja ouvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário