quinta-feira, 29 de abril de 2010

Fecomércio-RJ diz que consumidor pagará por alta de juro

Portal Terra

DA REDAÇÃO - A Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) afirmou nesta quarta-feira que alta da taxa básica de juro (Selic) em 0,75 ponto percentual, para 9,5%, atingirá o crédito que tem irrigado a atividade empresarial e "mais uma vez empresário e consumidor pagarão a conta".

- A alta da Selic vai atingir em cheio o crédito, combustível fundamental para a superação da crise, que tem irrigado a atividade empresarial, o consumo das famílias e, desse modo, o avanço da renda e do emprego formal no Brasil - disse, em nota, o presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz.

Segundo a entidade, a elevação da taxa básica de juros será imediatamente repassada à ponta pelos bancos e "mais uma vez empresário e consumidor pagarão a conta".

A taxa básica de juros remunera os títulos públicos depositados do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de parâmetro para o custo do dinheiro nas operações de empréstimo entre bancos. Por consequência, também influencia a taxa cobrada dos consumidores que pegam dinheiro emprestado de instituições financeiras.

Quanto menor a Selic, mais interessante para os bancos é emprestar ao consumidor e esperar o recebimento de juros maiores, do que comprar títulos do governo, que são garantidos, mas pagam menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário