quarta-feira, 28 de abril de 2010

Lula tenta mobilizar base para votar o pré-sal no Senado

NOELI MENEZES
da Sucursal de Brasília na Folha Online

O presidente Lula vai agir pessoalmente para tentar mobilizar a base aliada em torno da aprovação dos projetos do marco regulatório do petróleo do pré-sal no Senado. Ele reúne nesta quinta-feira em jantar os 18 senadores do PMDB para tratar do assunto.

A pauta do plenário do Senado está trancada por duas medidas provisórias e pelo projeto que cria a nova estatal do petróleo. As outras três propostas do pré-sal --fundo social, capitalização e partilha e royalties-- também já estão na pauta.

A oposição, que exige a retirada do pedido de urgência constitucional de 45 dias dos projetos do pré-sal para votar qualquer matéria, desafiou nesta terça-feira o governo a colocar seus senadores em plenário para destrancar a pauta.

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), acusou o governo de usar tática "típica dos regimes autoritários e ditatoriais" para inviabilizar o debate do pré-sal na Casa. Segundo ele, os senadores não estão tendo o mesmo tratamento dispensado aos deputados, que conseguiram a retirada da urgência e puderam fazer um "amplo debate".

"A urgência constitucional inviabilizou o debate, como também inviabiliza acordos, além de descartar por completo o aperfeiçoamento dos textos", disse Virgílio.

O tucano lembrou que todos os quatro projetos não foram votados nas comissões do Senado e até mesmo os relatores que integram a base aliada não apresentaram seus votos.

O senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA), que é relator de dois projetos do pré-sal, disse que a sociedade não aceita votar as matérias sem a devida discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário