sexta-feira, 30 de abril de 2010

Meirelles diz que BC não tem meta de câmbio

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil


São Paulo - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse na noite de hoje (29) que a instituição não tem meta de câmbio.

“Não temos meta de câmbio, não temos piso, não temos meta e não temos banda. O Banco Central tem uma política de comprar reservas para aumentar a resistência do país e compra aquilo que é oferecido pelo mercado nos leilões”, afirmou.

Segundo Meirelles, o Banco Central “tem terminado de comprar o excesso [de dólares], isto é, o saldo líquido de entrada [da moeda americana]”. De acordo com ele, o que o BC tem feito é aumentar as reservas, de um lado, e também evitar distorções na formação de preços por excesso ou falta de liquidez.

O Banco Central realizou hoje dois leilões de compra da moeda, o que impediu uma queda maior do dólar em relação ao real.

Meirelles não quis comentar o aumento na taxa de juros básica, a Selic, determinado pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Ele preferiu dizer que o assunto estará na ata da reunião que será apresentada na semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário