DO "FINANCIAL TIMES"
Na Folha
A British Petroleum (BP) confirmou ontem que começará a prospectar as águas profundas ao largo da costa brasileira, uma das áreas de exploração petroleira mais promissoras do mundo, por meio de um acordo de US$ 7 bilhões para a aquisição dos ativos internacionais de petróleo e gás da Devon.
Estimativas indicam que os campos profundos ao largo da costa brasileira podem abrigar até 80 bilhões de barris de petróleo. Diversas empresas ocidentais formaram parcerias com a Petrobras a fim de prospectar e desenvolver campos na região.
O acordo com a americana Devon, que detém licenças para prospectar seis blocos em parceria com a Petrobras, na "mais promissora das áreas "offshore" brasileiras", provê à BP uma rota mais rápida e direta para o país.
Embora o Brasil represente uma oportunidade muito promissora, executivos e analistas do setor afirmam que existe preocupação generalizada quanto à possibilidade de que a ambição do governo de maximizar a receita auferida pelo país com seu patrimônio petroleiro crie problemas com os investidores estrangeiros.
Com o acordo com a Devon, a BP também vai ampliar suas operações no golfo do México e no Azerbaijão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário