O tempo de publicidade projetado hoje para a pré-candidata petista ao Planalto, Dilma Rousseff, no rádio e na TV, é 48% superior ao do principal concorrente, José Serra (PSDB), informa reportagem de Ranier Bragon e Maria Clara Cabral na Folha desta terça-feira (27) (íntegra somente para assinantes UOL e do jornal). A vantagem de Dilma pode aumentar para 55% caso as alianças ainda em fase de negociação se concretizem de fato.
O espaço de cada candidato na TV e no rádio é calculado, principalmente, de acordo com o desempenho na eleição para a Câmara. Ou seja, quanto mais deputados tenha eleito em 2006, mais tempo de televisão o partido terá agora. É a primeira vez que o PT terá mais tempo de publicidade do que seu adversário direto nas eleições presidenciais.
No cenário atual --que pode mudar até a oficialização das candidaturas, em junho--, Dilma teria direito a 10min29s no horário nobre da TV (em um bloco de 25 minutos), contra 6min46s de Serra. Mesmo no cenário mais otimista, ainda não será batido o recorde do tucano Fernando Henrique Cardoso, em 1998, quando tinha uma vantagem de 135% sobre Lula.
A campanha eleitoral na TV vai durar 45 dias, no primeiro turno, e começa em 17 de agosto. Além dos blocos de 25 minutos (três vezes por semana, duas vezes ao dia), haverá inserções de até um minuto nos intervalos comerciais das emissoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário