GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
Um dia depois de José Serra (PSDB) deixar o governo de São Paulo para dar início à pré-campanha eleitoral, simpatizantes do tucano lançaram nesta quinta-feira um site para alavancar sua candidatura.
Com o nome de "Amigos do Serra", o site traz informações sobre o pré-candidato, sua biografia e imagens do tucano em eventos do governo de São Paulo.
Oficialmente, a campanha eleitoral só pode ter início em julho, depois dos registros das candidaturas. Por esse motivo, o site não menciona a pré-candidatura de Serra ao Palácio do Planalto, mas traz informações favoráveis ao tucano --como um resumo de suas ações no comando do governo do Estado.
"A saúde no Estado de São Paulo avançou bastante no governo José Serra. Só em 2009 foram investidos cerca de R$ 9,1 bilhões. A humanização dos serviços cresceu e os paulistas ganharam mais bem estar e qualidade de vida", diz um trecho do site que tem como título "Serra faz".
O site também reúne vídeos do tucano --incluindo as imagens de sua despedida do governo do Estado-- e artigos de autoria do pré-candidato. Há também um link dedicado aos "amigos do ex-governador" e outro com detalhes da vida privada de Serra, como a sua característica de ser um "pão duro assumido".
Em março, amigas e simpatizantes da então ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) colocaram no ar um site para alavancar a candidatura da petista ao Palácio do Planalto.
Intitulado de "Mulheres com Dilma", o site reúne depoimentos de amigas da ministra do período em que viveram em Belo Horizonte (MG) --onde a pré-candidata passou a infância.
Como a Justiça Eleitoral determina que os candidatos só podem dar início às campanhas em julho, o site de Dilma também não se declara um espaço eleitoral.
O espaço reúne depoimentos de amigas da ministra mencionando qualidades de Dilma. Também há links para sites do governo federal, ONGs (organizações não-governamentais) e entidades ligadas às mulheres.
Internet
Uma das determinações dos núcleos das campanhas de Serra e Dilma é fortalecer a internet como ferramenta eleitoral.
No PT e no PSDB, há a intenção de se utilizar a rede mundial de computadores --especialmente sites de relacionamento-- como mais um veículo de campanha, o que inclui orientar os militantes a criar sites, blogs ou mesmo divulgar e-mails em favor da petista.
O homem que liderou a estratégia revolucionária de internet de Barack Obama durante a campanha presidencial do ano passado foi contratado para auxiliar na campanha de Dilma. A empresa de Ben Self, Blue State Digital, vai atuar como consultora para uma estratégia online da campanha da petista.
Como chefe da campanha digital de Obama, Self foi essencial na criação de uma enorme base de apoio que ajudou a levar o democrata à Casa Branca e levantar US$ 500 milhões para a sua campanha online, número recorde de doações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário