quinta-feira, 1 de abril de 2010

Comissão de Ética vê conflito de interesse de novo ministro

Mulher de José Artur Filardi Leite, que assume pasta das Comunicações, é dona de rádio

Sucesso FM, de Barbacena, pertenceu ao ex-ministro Hélio Costa, que vendeu suas quotas por orientação da comissão por igual conflito


ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO
ANDREZA MATAIS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O novo ministro das Comunicações, José Artur Filardi Leite, tem conflito de interesse para exercer o cargo, no entendimento de membros da Comissão de Ética Pública da Presidência da República. A mulher dele, Patrícia Neves Moreira Leite, é proprietária da rádio Sucesso FM, de Barbacena (MG), quando cabe ao ministério o controle da radiodifusão.
A rádio pertenceu ao senador e ex-ministro das Comunicações Hélio Costa até março de 2006, quando ele vendeu suas quotas, por orientação da comissão, pelo mesmo conflito.
O novo ministro, segundo a Folha apurou, será cobrado a agir da mesma forma, e a tirar a mulher do quadro societário da emissora. Os dois são casados em comunhão parcial de bens, ou seja, a rádio é dele também.
O chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, tratou do assunto com Filardi na semana passada. "Ele me perguntou se não tinha problema. Eu disse: "Problema legal não, agora se entender que há conflito ético eu vou estudar". Espero que não tenha que vender. É muito pouco tempo para mudar uma vida toda", disse Filardi Leite, que deve ficar no ministério até o final do ano. Carvalho não ligou de volta para a Folha. Assinante Folha/Uol leia íntegra na Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário