Bolivianos fazem fila para votar na cidade de Achacachi, a 96 km de La Paz. (Foto: AFP)
Resultado oficial pode demorar até 15 dias para sair.
O presidente boliviano Evo Morales declarou seu partido, o Movimento ao Socialismo (MAS), vencedor das eleições departamentais ocorridas neste domingo (4) no país.
Em entrevista coletiva, o presidente disse que o partido é o “único a ganhar seis eleições consecutivas com mais de 50% dos votos”. Ao término do pleito, três pesquisas de boca de urna apontavam vitória do MAS em quatro dos nove departamentos (estados) do país. Os resultados oficiais do pleito devem sair dentro de 15 dias.
Segundo as enquetes dos canais "Unitel" e "Rede Um", o MAS ganhou os governos de La Paz, Cochabamba, Oruro e Potosí, enquanto outra pesquisa, da rede "PAT", acrescenta o departamento sulino de Chuquisaca.
A oposição se manteria na chamada "meia lua", ou seja, nas regiões de Santa Cruz, Beni, Pando e Tarija, embora as diferenças percentuais em alguns casos sejam pequenas.
Uma quarta pesquisa, divulgada pela cadeia "ATB", amplia a vitória do MAS para seis departamentos, incluídos Chuquisaca e Tarija, além de de La Paz, Cochabamba, Oruro e Potosí.
A Corte Nacional Eleitoral (CNE) ainda não divulgou dados oficiais sobre a apuração da votação realizada hoje na Bolívia para escolher mais de 2,5 mil autoridades departamentais e municipais no país.
Os resultados oficiais do plebiscito serão conhecidos nos próximos 15 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário