segunda-feira, 31 de maio de 2010

BC recebe última parcela de empréstimo que fez a instituições financeiras durante a crise

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A última parcela de empréstimos de dólares do Banco Central para instituições financeiras, no valor de US$ 1,2 milhão, foi liquidada na última sexta-feira (28). A medida, adotada durante a crise financeira internacional, deu condições aos bancos de financiar operações do comércio exterior brasileiro. O BC emprestou US$ 10,9 bilhões.

“Essas operações foram realizadas para permitir a elevação da liquidez [recursos disponíveis] do mercado financeiro e o adequado funcionamento da economia brasileira durante a recente crise financeira internacional”, lembrou o BC, em nota, divulgada hoje (31).

De acordo com o BC, foram feitos 11 leilões, entre outubro de 2008 a abril de 2009, que resultaram em 137 contratos de empréstimos, com 31 diferentes instituições financeiras nacionais. Essas operações possibilitaram o financiamento de mais de 12.500 contratos de adiantamento de exportação e de 197 contratos de outras modalidades, como rolagem de empréstimos e financiamento a importações.

“A ausência de demanda por novos empréstimos a partir do segundo semestre de 2009 e a liquidação antecipada de grande parte dos valores emprestados demonstraram a força da economia brasileira na superação dos impactos sofridos como consequência da crise financeira internacional”, diz a nota do BC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário