segunda-feira, 31 de maio de 2010

Relatório indica que Irã produziu o dobro do urânio que deveria sair do país


O material é o dobro do necessário para criar ogiva nuclear, diz o documento da ONU.


A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a agência nuclear da ONU, acredita que o Irã produziu quase o dobro da quantidade de urânio enriquecido que os países ocidentais querem que seja retirado do país.

Em um relatório confidencial, cuja cópia foi obtida pela BBC, a AIEA afirma que o Irã estocou quase duas toneladas e meia de urânio com baixo grau de enriquecimento.

De acordo com Bethany Bell, correspondente da BBC em Viena, sede da agência, esta quantidade equivale a duas vezes o necessário para fabricar material nuclear físsil suficiente para uma ogiva nuclear.

Segundo Bell, esta descoberta poderá aumentar ainda mais a oposição do ocidente ao acordo fechado entre o governo iraniano, o Brasil e a Turquia para a troca de urânio com baixo nível de enriquecimento por urânio enriquecido.

O relatório da AIEA afirma ainda que o Irã continua com o processo de enriquecimento de pequenas quantidades de urânio para níveis mais altos, de até 20%.

Síria

Em um outro relatório, a AIEA afirmou que a Síria disse a inspetores da ONU, pela primeira vez, que já fizeram experiências nucleares de pequena escala, que envolveram processamento de urânio.

A agência nuclear da ONU acrescentou que o significado destas experiências ainda não está claro.

Atualmente a agência está investigando alegações de que uma instalação síria, destruída por um ataque israelense em 2007, era um reator nuclear que ainda não estava funcionando

Nenhum comentário:

Postar um comentário