segunda-feira, 31 de maio de 2010

Presidente Horst Koehler renuncia na Alemanha

GABRIEL BUENO - Agência Estado

O presidente da Alemanha, Horst Koehler, anunciou hoje sua renúncia. A medida, que não era esperada, foi tomada após comentários controversos do político sobre a missão militar alemã no Afeganistão e sobre os interesses econômicos do país. Koehler, que assumiu seu segundo mandato no cargo no ano passado, citou o fato de que uma fala recente dele, em uma entrevista, foi alvo de duras críticas.

"Lamento que meus comentários possam levar à incompreensão em uma questão importante e difícil para nossa nação", disse. "As críticas, porém, foram longe demais, (dizendo) que eu iria apoiar indicações nas Forças Armadas Federais que não foram respaldadas pela Constituição. Essa crítica não tem qualquer justificativa. Ela não leva em conta o respeito necessário por minha posição", criticou.

Koehler é membro da União Democrata Cristã (CDU), o mesmo partido da chanceler Angela Merkel. Ele disse que sua renúncia tem efeito imediato. O cargo de presidente na Alemanha é em grande parte cerimonial, de chefe de Estado. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário