GABRIELA GUERREIRO
FILIPE COUTINHO
da Sucursal de Brasília
O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal Rogério Rosso (PMDB) foi eleito neste sábado novo governador do DF. O peemedebista conseguiu obter 13 votos dos integrantes da Câmara Legislativa, e acabou eleito em primeiro turno --já que teve o apoio de mais da metade dos 24 deputados distritais.
Rosso conquistou a vitória com o apoio do PMDB, PPS, DEM e inclusive de parte do PR --que tinha como candidato o atual governador interino do DF, Wilson Lima (PR). Na chapa, além de Rosso, a ex-secretária Ivelise Longhi (PMDB) foi eleita vice-governadora do DF.
O novo governador foi secretário de Desenvolvimento Econômico e administrador de Ceilândia no último governo Joaquim Roriz (PSC) e, na gestão de Arruda, presidiu a Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal).
Favorito antes do pleito, Lima acabou a eleição derrotado pelo candidato do PMDB. Lima era o candidato do ex-governador do DF Joaquim Roriz (PSC) e de aliados do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido), cassado este ano após o escândalo de corrupção no DF.
A votação ocorreu de forma aberta, com cada um dos 24 deputados distritais proclamando o seu voto. A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou hoje a eleição indireta para escolher o novo governador. Desde que José Roberto Arruda (sem partido) deixou o cargo, o comando do DF vem sendo ocupado interinamente por Wilson Lima --que era presidente da Câmara Legislativa.
Rosso vai ocupar o cargo para um mandato tampão até o final do ano. Os quatro candidatos serão escolhidos por 24 deputados distritais. Arruda foi cassado no mês passado por infidelidade partidária por ter saído do DEM. Envolvido em um escândalo de corrupção, ele ficou preso por dois meses por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Nenhum comentário:
Postar um comentário