quarta-feira, 26 de maio de 2010

RS: com quadro definido, partidos discutem vagas ao Senado

FLAVIA BEMFICA
Direto de Porto Alegre no Terra

Com os anúncios desta semana ficou praticamente definido o cenário eleitoral no Rio Grande do Sul. Agora a expectativa gira em torno dos candidatos a serem indicados para as segundas vagas ao Senado e dos posicionamentos de siglas nanicas. Quase todos os grandes partidos já marcaram suas convenções, quando serão oficializados nomes e alianças.

As decisões do PSB e do PCdoB tiraram do isolamento a pré-candidatura petista (do ex-ministro Tarso Genro), que com isso tem a chapa majoritária quase completa. Tarso terá como vice o socialista Beto Grill, ex-prefeito das cidades de Cristal e São Lourenço do Sul. Das duas vagas ao Senado, uma será ocupada pelo senador petista Paulo Paim, que disputa a reeleição, e o PCdoB deve indicar o outro nome, mas ainda existe a possibilidade de os comunistas abrirem mão da indicação. Na chapa proporcional PSB e PCdoB seguirão coligados, sem o PT. A convenção do PCdoB será em 13 de junho. As do PT e do PSB no dia 26.

A outra definição da semana foi a do PP, que depois de meses de tumultuadas negociações aceitou a proposta dos tucanos e fará aliança em torno da tentativa de reeleição da governadora Yeda Crusius (PSDB), indicando o vice e um dos nomes ao Senado (Ana Amélia Lemos). O PSDB ocupará a outra vaga do Senado. PP e PSDB coligam ainda na proporcional para a Câmara dos Deputados. O PSDB oficializa as candidaturas em convenção no dia 27 de junho. O PP faz a sua no dia 28.

PMDB e PDT, que selaram a aliança ainda em março, serão os primeiros a oficializar sua união. As convenções estaduais de ambos os partidos serão em 12 de junho. A chapa tem José Fogaça (PMDB) como pré-candidato ao governo do Estado, o deputado Pompeo de Mattos (PDT) de vice e o ex-governador Germano Rigotto (PMDB) concorrendo a uma das vagas ao Senado. A outra provavelmente também será ocupada por um nome do PMDB.

O quarto pré-candidato ao governo estadual é o deputado Luis Augusto Lara (PTB), em aliança com o DEM. Os dois partidos negociam para os próximos dias o ingresso do PPS na coligação. Os nomes para a ocupação das vagas do Senado e a do vice continuam em aberto. A convenção do DEM será em 25 de junho e a do PTB no dia 30. A do PPS ainda não tem data definida. O cenário eleitoral se completa com as pré-candidaturas do vereador Pedro Ruas (Psol), de Montserrat Martins (PV) e de Júlio Flores (PSTU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário